FAC Verde

 

Compromisso com a sustentabilidade 

 

Materiais para o participante foram inspirados na Agenda 2030

 

Clara Espinoza 

 

 

O kit do congressista terá um copo feito com material de fibra de arroz. Na ecobag que o participante do 21o. Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) receberá, há ainda um marca-página, feito com materiais sustentáveis pela própria equipe de organização. Cumprir os Objetivos do Milênio, metas desenvolvidas pela Organização das Nações Unidas para a Agenda 2030, foi uma das preocupações que nortearam a elaboração dos materiais.

 

Segundo  a diretora da Faculdade de Comunicação (FAC/UnB) Dione Moura, a organização da SBPJor deste ano - que acontece entre os dias 8 e 10 de novembro na Universidade de Brasília - não poderia deixar de pensar em medidas de sustentabilidade adequadas para que tudo ocorra da melhor maneira possível.  “Nós procuramos fazer o evento numa área concentrada, evitando o deslocamento de pegar transporte ou se movimentar em grandes distâncias entre um ponto e outro”, diz Dione, que também é membro da Comissão de Infraestrutura do evento. 

 

Para a ornamentação, a infraestrutura planejada envolveu a parceria com o Viveiro da UnB e com a área de jardinagem do Campus Darcy Ribeiro. “Procuramos fazer o máximo possível da decoração com flores vivas e não retiradas da sua origem. De modo que, quando terminar o evento, essas plantas voltem para o Viveiro e algumas fiquem como parte do paisagismo da FAC”, acrescenta a diretora.  

 

Como um dos temas deste ano é “o futuro do jornalismo”, é impossível não pensar também no futuro do planeta. Tendo isso em vista, a organização local teve em mente a importância de gerar o mínimo de impacto possível ao meio ambiente e de tentar passar para os jornalistas, pesquisadores, estudantes e público participante a importância e a beleza das práticas sustentáveis.

 

Dione conclui: “É um marco. Eu tenho a satisfação de poder dizer que trazer os 20 anos da associação para a Universidade de Brasília é uma vitória da nossa comunidade acadêmica. Na Faculdade de Comunicação a SBPJor foi criada, é a sede institucional. Posso dizer que a boa filha à casa torna, né? Então nosso clima é de festa.”