UnB

 

Carta de Brasília

 

Documento reforça a necessidade de formação específica para jornalistas

 

Raquel Lima

 


 

 

Hoje, durante a abertura do 21º Encontro da SBPJor, haverá um "Ato Político em Defesa do Jornalismo como profissão e forma social de conhecimento", no Anfiteatro 17 da Universidade de Brasília, às 18h30. Será feita a leitura da Carta de Brasília, documento assinado em conjunto com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas de Brasília.

 

A Carta de Brasília é um marco importante para a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). A primeira Carta foi aprovada um ano após a fundação da SBPJor, em 2004, e pretendia definir os princípios fundamentais da associação, no sentido de formação e manutenção de redes de pesquisa em jornalismo, e a preocupação em melhorar o ensino da disciplina na universidade. 

 

A Carta tem seu papel essencial voltado para a consolidação da SBPJor ao longo destes 20 anos de existência. No 21º Encontro, que acontece de 8 a 10/11 na Faculdade de Comunicação (UnB), será resgatado o legado da associação como rede articuladora de saberes em jornalismo. A presidente da Fenaj, Samira de Castro, destaca: "O momento histórico exige de nós, jornalistas, professores e pesquisadores do campo, uma defesa veemente do jornalismo como ciência que proporciona o conhecimento imediato da realidade". 

 

Samira aponta que o jornalismo "deve ser uma atividade exercida profissionalmente por aquelas e aqueles que têm formação superior específica" e saúda as duas décadas de existência da SBPJor. "Reforçamos nossa parceria na defesa do jornalismo ético, plural, diverso, independente e que contribua para a emancipação humana", finaliza.